Escola de Moda de Lisboa - Banner

Styling e Assessoria de Imagem

Estrutura e formadores

Estrutura

I – Gestão de moda – 12h                    

II – Tecnologia dos materiais – 6h

III – Moda contemporânea – 6h

IV – Imagem através do styling – 12h

Formadores

Adelaide Borges - Coordenadora do Curso Profissional de Design de Moda desta Escola, desde 1990 que aqui leciona as disciplinas de  Design de Moda e Desenho Anatómico e de Figura; com experiência de muitos anos como formadora na área da moda,  lecionou no CIVEC, no Programa CAOT (St.ª Casa da Misericórdia), na Escola de Moda Técnica (Amadora) e no curso de Pós-Graduação em “Imagem, Protocolo e Produção de Eventos” do ISLA.

Direção de Manequins, Coordenação e Produção de Desfiles em diversos eventos - entre eles Mundo Mix, Futurália e desfile de finalistas e de novos criadores da EML. Responsável de  styling dos desfiles de marcas como Massimo Dutti, Intimo, Triumph e Lanidor bem como  de programas de televisão. Autora do programa “Organização de Coleções e Marketing” do Curso Técnico de Design de Moda para o Ministério da Educação. Co-autora do programa Flashmoda para a RTP1, participou ainda no programa Moda Portugal na RTP2. Como Designer de Moda foi responsável pela conceção criativa de fardamento para diversas empresas; responsável pela conceção e apresentação das coleções de diferentes marcas, é regularmente convidada enquanto jurada de variadíssimos concursos no âmbito da moda.

Coordenadora dos Cursos de Curta Duração: “Styling e Assessoria de Imagem”, “Marketing de Moda” e “Ilustração de Moda”, leciona os módulos de “Ilustração”, “Gestão de Moda” e “Teoria da Moda”.

Filomena Crespo - Coordenadora do Curso de Coordenação e Produção de Moda da Escola de Moda de Lisboa, desde 1992 que integra a equipa de professores. 15 anos de experiência em consultoria de moda (Gabinete Português de Moda – Associação Portuguesa da Indústria do Vestuário), edição e divulgação de tendências internacionais.

Co-autora e produtora da série Flash Moda, RTP1. Assessoria de imagem e responsável de guarda-roupa do concurso “Pop Stars” e da 2ª série “Uma aventura…”

Colabora com a FILMODA de 1988 a 2002 como estilista dos Fóruns da Intermoda e Expowear, na preparação de espaços de exposição e na informação gráfica e visual de tendências de moda; coordenação e produção de moda dos desfiles da Expowear, na FIL.

Experiência em gestão de equipas na coordenação e produção de eventos de moda, de que são exemplo: desfiles das coleções da Massimo Dutti; a divulgação de marcas portuguesas nas edições “PORTUGAL IN”, no Centro de Congressos e na Têxtil Moda (Madrid); apresentação de fardas oficiais dos Jogos Olímpicos de Pequim no Mosteiro dos Jerónimos.

Produz cenários, guarda-roupa e acessórios cénicos para shows de moda: L’Oreal, Triumph Internacional e cerimónias de abertura e encerramento do EURO 2004 no Estádio do Dragão (Porto) e no Estádio da Luz (Lisboa).

Maria João Mota Veiga - Licenciada em História, frequenta o 2º ano do Mestrado de Comunicação, Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias no ISCTE. Professora de História da Moda na Escola de Moda de Lisboa deste 1991, leciona História e Cultura das Artes desde 2006, foi professora de Psicossociologia da Moda e Coordenadora das áreas Sócio- Cultural e Científica dos cursos. Nesta escola foi relações externas, coordenadora de estágios e responsável pela seleção de alunos.

Também lecionou História da Moda no curso de Design de Moda do PEDIP (1994) e História do Vestuário no curso/oficina de Trajes Académicos e Chapelaria Regional (1997/1998) – formação da qual foi coordenadora.

 Já foi responsável por pesquisas históricas para peças de teatro e escreveu rúbricas sobre história da moda para programas de televisão. Coordenou e produziu desfiles de moda e outros eventos. 

Irene Paixão - Iniciou-se como professora em 1993, lecionando as disciplinas de “Vitrinismo” e “Técnicas de Representação Gráfica”, na Escola de Comércio de Lisboa. Na Escola de Moda de Lisboa para além de Styling e Assessoria de Imagem, leciona módulos de Expressão Gráfica e Desenho de Modelo.

Como estilista já criou para marcas de vestuário de cerimónia e infantil, já colaborou com o Gabinete Português de Moda e executou painéis de tendência e ilustrações para a Filmoda; como designer também criou jóias.

A sua principal atividade tem sido como responsável pelo guarda-roupa e visual de inúmeros programas de televisão, vestindo diversas figuras públicas. Vitrinista para marcas como Triumph Internacional, Materna e Salada de Frutas; coordenadora de moda de shows das marcas L´oreal, Wella e Lúcia Piloto; também já se apresentou como artista plástica e ilustrou livros escolares.

Francesca Marzilli - Formada em 1997 em Alta Costura, Prêt-a-Porter e malharia na Scuola Superiore della Moda em Viterbo/Milano (Itália 1997) teve um percurso profissional multifacetado. Desde o design de malharia tricot feminina e masculina, até design de Pronto a Vestir, malas e sapatos para diversas marcas italianas para mercados médios-alto (Rigi, Biancoscuro, Autografi d'Italia). Até 2008 participou em diversos concursos e desfiles nacionais e internacionais, entre os quais a Biennale Internazionale della Moda (Venezia 1993), Biennial Exhibition of Visual Arts (Maastricht 1993), Venezia Pianeta Spose (Venezia 1995), LineaPelle(1 Prémio-design de malas- de viagem/ Milano 1996), Alta Moda em Roma (Roma 1996), Venezia Pianeta Spose (Venezia1997), Altaroma (Roma1998), Premiamo Nuove Idee (Gelsenckirchen 2000), Altaroma (Roma 2004), Altaroma (Roma 2005). Além das actividades ligadas ao desenvolvimento do produto, dedicou-se ao ensino de História da Moda, Desenho de Moda e Tecnologia Têxtil numa Escola Profissional de Frosinone. Em 2007 aceitou o convite para trabalhar como designer para Fimgi (Porto), e foi na altura que mudou definitivamente para Portugal. Em 2008 trabalhou como gestora de produto e supervisora das produções made in Europe para Brooksfield Donna, de São Paulo (Brasil). Desde 2009 trabalha como Designer, Project Manager e Fashion and Luxury Consultant para clientes do Mundo Lusófono na empresa Mário Batista S.A.

 

 

 

 

 

© EML - Escola de Moda de Lisboa, 2020